terça-feira, 5 de abril de 2011

História da cidade de Caém

História da cidade de Caém


O desbravamento do território iniciou-se no final do século XIX, por garimpeiros em trânsito para as minas de ouro de Jcobina. Remanescente das caravanas dos primeiros desbravadores, Ana Rosa se estabeleceu à margem do rio da Prata, posteriormente denominado Rio Caém, construi residências e uma igreja, formando o “Sítio Papagaio”. Iniciando-se a construção do ramal ferroviário em 1910, verificou-se o deslocamento em massa de operários à procura de trabalho na via férrea. Surgiram cabanas em toda à margem da estrada e o movimento tornou-se ativo e constante. Concluído o ramal ferroviário em 1918, as famílias dos operários se aglomeraram nas imediações do Sítio Papagaio, onde se edificou a estação ferroviária. A placa designativa daquela estação continha a inscrição “CAHÉN”, registrando-se uma homenagem prestada pelo engenheiro francês Henry de Brutelles, construtor da ferrovia, sua esposa Marta de Brutelles, natural da cidade francesa de Kahn.
Gentílico: caenense

Formação Administrativa
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, figura no município de Jacobina o distrito Caém. Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Jacobina o distrito denominado Canhém. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito já denominado Caém, figura no município de Jacobina . Elevado à categoria de município com a denominação de Caém, pela lei estadual nº 1709, de 12-07-196 desmembrado de Jacobina. Sede no antigo distrito de Caém. Constituído do distrito sede. Instalado em 07-04-1963. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

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A fundação Oficial de Cahen
Corria o ano de 1911, quando o desejo de explorar e colonizar os sertões da Bahia se apossou dos homens de poder. Era grande o anseio de incrementar os meios de transportes, com o objetivo de beneficiar, não somente as populações rurais, mas também os habitantes do litoral, consumidores obrigatórios dos produtores sadios do sertão.
Foi então que um ano antes (1910), por ato do Dr. Francisco de Sá, então Ministro da Viação Indústria e Obras Publicas, foi sancionada a lei que criava um novo Ramal ferroviário (o ramal de Bonfim), prolongando para aquelas paragens a atual Viação Férrea Federal Leste Brasileiro, pois, aquela época, a mesma tinha o seu ponto terminal na cidade de Juazeiro, constituindo o ultimo ramal, portanto.
Foi contratado, para as construções de obras d’arte da nova estrada, o engenheiro francês Henry De Brutelles que antes empreendera várias viagens pela região, fazendo as explorações necessárias para o serviço de locação da referida obra, do trecho que vai de Pindobaçú até o locval denominado Ladeira Grande. Verificou-se, a esse tempo, o deslocamento em massa, para Cahen e suas medições, de operários diversos que vinham a procura de suas imediações, de operários diversos que vinham a procura de lugares nos serviços de construção da via férrea. Com a chegada destes operários foram surgindo cabanas em toda a extensão marginal da estrada e o movimentoo tornou-se ativo e constante. Estava Cahen no limiar de sua fundação propriamente dita, efetuada no ano de 1918, quando era realidade a execução definitiva dos trabalhos ferroviários, e grande a onda de famílias operarias, aglomerando-se nas imediações do então Sitio de Papagaio.
Evidentemente, os trabalhos da estrada de ferro que o dinâmico engenheiro francês iniciava, estavam fadados a consolidar, em definitivo, o surgimento de uma gléba que se constituiria no futuro, em mais um núcleo populacional promissor.
A dita estrada, como meio de comunicação e transporte, teve logo de inicio, o grande mérito de fazer o escoamento mais rápido e abundante, das mercadorias provindas da capital do Estado, e das quais as populações da região muitos ressentiam. Bem como, a transação incessante de passageiros que iam e vinham a tratar dos seus negócios, mormente os comerciais, o que motivava e a aumentava, ao mesmo tempo, as atividades iniciais do comercio de minha terra.
Caén ficava deste modo, ligada ao trecho ferroviário das “Grotas, como é denominado, ou alto sertão; conseqüentemente, o trecho Bonfim-Barra de Mundo Novo, da Leste Brasileiro, como já vimos.
A construção da estrada de ferro na região,constitui-se no marco principal da fundação oficial Caén.

Dados Gerais e dados geográficos
Caem é um município baiano pertencente à microrregião de Jacobina.
Sua área aproximada é de 497,467 km² e se localiza a 11° 05' 27" S 40° 26' 06" O.
Estimativa da População 2009: 10.187
Área da unidade territorial (Km²): 497
Código do Município: 290510
Gentílico: Caenense

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